• contato@saloa.pe.gov.br
  • Praça São Vicente, 43, CEP: 55350-000

Emancipação Política

Saloá, completou no dia 20 de dezembro de 2017, 54 anos de História para o nosso povo!

HISTÓRIA

A sesmaria que deu origem às terras do município de Saloá pertencia a Gerônimo Burgos de Souza e Eça. Foram vendidas a Manuel da Cruz Vilela em 23 de julho de 1712.

O distrito foi criado com a denominação de São Serafim, pela lei municipal nº 60, de 4 de março de 1921, no município de Bom Conselho. Em 1939, teve seu nome alterado para Barro. Em 1944, passa a chamar-se Saloá. Foi elevado à categoria do município de Saloá, pela lei estadual nº 4946, de 20 de dezembro de 1963.

O topônimo Saloá tem origem na língua macro-jê, dos povos Fulniôs, habitantes da região. Não há consenso sobre o significado. Segundo Roberto Harrop Galvão, signficaria areia ou Barro.

GEOGRAFIA

Localiza-se a uma latitude 08º58'33" sul e a uma longitude 36º41'15" oeste, estando a uma altitude de 745 metros. Sua população estimada em 2007 era de 15.027 habitantes.É considerado um município muito agradável pelas variedade de plantas como rosas que crescem ao seu redor. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 41 graus e a menor foi de 04 graus.

O município encontra-se inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Uma porção da área a leste localiza-se na unidade dos Maciços e Serras Baixas. A vegetação predominante é a floresta caducifólia e subcaducifólia.

Saloá encontra-se inserido na bacia hidrográfica do rio Ipanema e tem como principais tributários os riachos Baixo do Mocó, do Limitão, de Fora, Riachão, do Exu, das Lajes, do Umbuzeiro, Camaratuba e da Grota. Os principais cursos d'água têm regime intermitente.