• contato@saloa.pe.gov.br
  • Praça São Vicente, 43, CEP: 55350-000

Secretaria de Meio Ambiente de Saloá participará de capacitação da Semas
marcações: ambiente Meio | Por pmsal | 12 Novembro 2014

Dos 185 municípios do Estado apenas um terço possui uma pasta destinada à gestão de meio ambiente. Diante desta realidade, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove o 2° Ciclo de Capacitações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sisemas) que irá contemplar 139 municípios, mais Fernando de Noronha, com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para a necessidade de estruturação de suas respectivas pastas ambientais.

O ciclo de capacitações começou em 27 de outubro e segue até 11 de dezembro, nas várias regiões de desenvolvimento do Estado. Saloá estará representada por uma equipe de 04 membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdemas) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na capacitação que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Sesc Garanhuns. A capacitação reunirá os municípios de Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha, além de Garanhuns.

Serão abordados temas como licenciamento e fiscalização Ambiental, ICMS Socioambiental, Agenda 21 local, A3P e Agenda Ambiental Local, Resíduos sólidos, Portal INFOSEMAS, Lei complementar 140/2011, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na capacitação também será disponibilizado aos municípios o portal Infosemas, uma plataforma onde os gestores municipais poderão inserir os dados ambientais, servindo, posteriormente, para a integração das informações e acesso consultivo do público em geral.