P Parabéns Saloá, 54 revelando o ...

Parabéns Saloá, 54 revelando o agreste e orgulhando Pernambuco

O pacato e progressista município de Saloá, localizado a 262 quilômetros da sua capital, Recife, está celebrando seus 54 anos de fundação.

A história conta que a sesmaria que deu origem às terras do município de Saloá pertencia a Gerônimo Burgos de Souza e Eça. Estas foram posteriormente vendidas a Manuel da Cruz Vilela em 23 de julho de 1712. Inicialmente, o distrito foi criado com a denominação de São Serafim, pela lei municipal nº 60, de 4 de março de 1921, no município de Bom Conselho. Em 1939, teve seu nome alterado para Barro.

Mas somente no ano de 1944, a localidade passou a chamar-se como a conhecemos atualmente: Saloá. Existem controvérsias entre os historiadores sobre a origem deste nome, mas provavelmente tem origem na língua macro-jê, dos povos Fulniôs, habitantes da região. Segundo Roberto Harrop Galvão, Saloá significaria areia ou Barro.

Na data que hoje se comemora os seus 54 anos, no ano de 1963, Saloá foi enfim elevada à categoria do município, através da Lei estadual nº 4946.

Independente das origens e suposições, o município hoje é berço de um povo acolhedor e guerreiro que já soma 15.722 habitantes. Suas tradições e religiosidade são mantidas e o seu atual governo, gerido pelo dinâmico Prefeito Ricardo Alves, vem transformando gradativamente a cidade em canteiro de obras.

Apesar de todas as dificuldades vivenciadas atualmente pela maioria dos 5.570 municípios brasileiros, Saloá vem cumprindo junto à sua população sua vocação de cidade que trabalha e junto à região tem o respeito dos demais municípios do agreste meridiaonal onde se insere.

Nesta data tão importante, Pernambuco e o saloaenses tem muito do que se orgulhar: Do perfume das rosas que circundam o município e da força de trabalho e dignidade da sua população, forja-se as homenagens de todas as populações vizinhas. Salve Saloá!

Mais de meio século se impondo com destaque na paisagem agreste!