A Prefeitura de Saloá realizou na última quinta-feira (27), uma festa para todas as crianças do município. O evento fez parte do encerramento da Semana do Bebê. Parque inflável, Guloseimas e muita música comandada pela equipe Sonho de Criança, foram alguns dos principais atrativos para as crianças que acompanhadas de seus familiares, estiveram presentes na Praça de Eventos.

Um verdadeiro parque de diversões foi montado, garantindo diversão para as centenas de crianças de todas as idades. Diversos brinquedos foram sorteados e deixou as crianças eufóricas para levar para casa esses prêmios. A Prefeitura disponibilizou ônibus para que as crianças tivessem conforto, segurança para chegar ao local.

Para uma das mães que participava, a festa garantiu muita diversão para o seu filho.

“O Prefeito tá de parabéns por essa festa.  Demonstrando o respeito e carinho pelas crianças saloaenses que estão tendo um dia bem diferente para gastar a energia que elas têm e não é pouca. Meu filho está curtindo muito e tenho certeza que será um dos melhores dias da vida dele”, expôs.

Para o prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, a festa para as Crianças firma o compromisso da Prefeitura com a população.

“Não podíamos deixar de comemorar esse dia, que é tão especial para nossas crianças. Trouxemos diversos brinquedos para que crianças de todas as idades pudessem participar da festa. Com isso, nós firmamos o compromisso que temos com a população do nosso município”, disse o prefeito.

 Diretoria de Comunicação de Saloá


A Prefeitura de Saloá realizou, na manhã desta sexta-feira (21), a solenidade de abertura da Semana do Bebê, de forma intersetorial pelas Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Selo Unicef, com um cronograma próprio e bastante diversificado, tendo como tema: “Acolhendo e cuidando da primeira infância”.

Durante a solenidade de abertura, que foi realizada na Creche Dagmar Tenório Alves, os convidados participaram de uma oficina sobre “Primeiros Socorros em Pediatria”,  com o Israel Gomes, Condutor Socorrista do SAMU de Saloá.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e visa tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos. A ideia é incentivar os municípios a realizarem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

A programação se estende até o dia 27 de outubro, confira a programação na íntegra:

24/10- segunda-feira- Encontro da primeira infância com atividades lúdicas no CCI a partir das 14h;

25/10- terça-feira- Encontro com gestantes do município com o tema: A importância do afeto na construção dos vínculos no CCI a partir das 9h;

26/10- quarta-feira- Oficina afetividade e o brincar para o desenvolvimento social nas escolas municipais a partir das 9h;

27/10- quinta-feira- Educação postural durante a amamentação e cuidados odontológicos em todos os postos de saúde a partir das 8h30m;

27/10- quinta-feira- Encerramento da Semana do Bebê com a festa das crianças na Praça Agamenon Magalhães a partir das 14h.

 

Diretoria de Comunicação de Saloá


Na semana em que tivemos o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que também é comemorado o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Educação de Saloá preparou diversas ações para os alunos da municipal de ensino. As comemorações nas escolas aconteceram na terça-feira (11) e na quinta-feira (13).

Um dia inteiro de atividades recreativas com as crianças do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal, tanto as da cidade, quanto as da área rural.

Centenas de alunos aproveitaram os períodos matutino e vespertino com as ações ofertadas pela equipe da Secretaria. Foi um dia inteiro de diversas brincadeiras, atividades esportivas, além de um lanche caprichado para os alunos.

“É uma coisa que as crianças esperam com muita ansiedade e nós vemos nos olhinhos deles a satisfação de ver a escola em festa. O mesmo vale para os pais. Muitos deles ficam emocionados, destacou o Secretário de Educação Paulo Rodrigo.

Diretoria de Comunicação de Saloá


A Prefeitura de Saloá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o curso de Tratorista Rural para jovens e agricultores do município. A capacitação foi viabilizada através da parceria entre o SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura Municipal.

O treinamento foi totalmente gratuito, com o objetivo de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário. O Curso teve duração de 80 horas e profissionalizou 11 saloaenses.

No decorrer do curso teórico e prático, os alunos receberam informações sobre os componentes básicos dos tratores agrícolas; tipos e qualificações dos lubrificantes; alimentação de ar e combustível; sistema de transmissão; hidráulico e direção, dentre outros temas que abordam os cuidados necessários quanto à manutenção, conservação da máquina agrícola e segurança no trabalho.

A Administração Municipal acredita que a capacitação contribui para valorizar a agricultura, base econômica do município, além de valorizar os jovens, incentivando-os a permanecerem no meio rural. Outro lado positivo é que a qualificação irá formar profissionais. Além disso, o certificado do SENAR poderá ser um diferencial se o cursando resolver participar de processos seletivos para a profissão dentro e fora do município.

Diretoria de Comunicação de Saloá


A Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira, 07, celebrou o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, entregando kits de instrumentos de trabalho para estes profissionais. A entrega aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) com a presença do Secretário Adjunto Alex Diniz e da Coordenadora de Atenção Básica Aianna Albuquerque.

Todos os Agentes foram contemplados com um kit contendo balança, protetor solar corporal e facial, material de expediente para facilitar o trabalho de todos que trabalham diariamente faça chuva ou faça sol.

O Secretário Adjunto de Saúde, representando o Secretário Paulo Cabral, parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias pelo trabalho que eles têm desenvolvido no município, “essa ação visa melhorar as atividades desempenhadas por esses importantes profissionais que dentre várias atribuições é o elo entre a comunidade e os serviços de saúde”.

O Prefeito Júnior de Rivaldo não esteve presente no evento, mas ressaltou a importância da valorização destes profissionais, parabenizando a todos pelo dia dedicado a estes profissionais, destacando o trabalho feito pelas equipes de saúde e lembrou ainda do trabalho realizado pelos agentes que é “indispensável para o município, pois é através do contato entre Agentes Comunitários de Saúde, família e as unidades de saúde que conseguimos ampliar nossos atendimentos alcançando assim todas as famílias saloaenses”. Pontua o Gestor.

Diretoria de Comunicação de Saloá


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município de Saloá continua alto. A nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na última semana com base em dados de 2021, permaneceu com nota 5,9, colocando o município em 2º lugar no Agreste Meridional.

A Escola Municipal Vicente Alves de Barros no Povoado Serrinha da Prata, é a instituição da rede municipal com um dos maiores índices do Estado de Pernambuco. Registrando nota 8,0 na avaliação Federal.

O Prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, comenta a melhoria nos resultados das Escolas Municipais no último ano. “Esses números mostram que a Educação Municipal da nossa cidade continua avançando. É muito bom ver o esforço dos nossos professores e de nossos alunos, na melhoria de seus desempenhos. Toda a equipe da Secretaria de Educação trabalha justamente com esse intuito, de garantir a qualidade das nossas escolas. Estamos muito felizes com o resultado, e sem dúvida, continuaremos trabalhando para que em 2023, consigamos atingir ou ultrapassar a meta projetada” destacou o Gestor Municipal.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é divulgado a cada dois anos. O cálculo é feito com base no desempenho de alunos ao final das etapas de ensino. As notas são obtidas com a combinação de informações da performance desses alunos em exames como “Prova Brasil” e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com informações também sobre a aprovação dos mesmos.

Diretoria de Comunicação de Saloá


As fortes chuvas que atingiram o nosso município nos últimos meses causaram alagamentos e atoleiros em várias estradas, dificultando a circulação de pedestres, motoristas e o transporte escolar. O grande volume de chuva registrado causou diversos estragos em nossas estradas.

De acordo com o prefeito, a melhoria das estradas rurais é prioridade da administração municipal no momento. Segundo ele, o objetivo é garantir a trafegabilidade em toda a zona rural, permitindo o funcionamento do transporte escolar e o escoamento da produção em nosso município.

Desde que as chuvas cessaram estamos trabalhando para melhorar as condições das estradas, com reabertura, patrolamento, cascalhamento, limpeza drenagem das principais vias e construção e desobstrução de bueiros. Como tivemos muita chuva nos últimos meses e a demanda por serviços é muito grande, estamos pedindo um pouco de paciência à população”, ressaltou o prefeito.

Os serviços que estão sendo realizados é uma ação da Prefeitura de Saloá em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, que disponibilizou um maquinário para colaborar na recuperação das nossas estradas.

Diretoria de Comunicação de Saloá


Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, deu início às obras de pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas no Loteamento José Alves Bezerra (COHAB Nova). Um trabalho de fundamental importância para os moradores do local.

A obra conta com recursos do Governo de Pernambuco, anunciada pelo Governador Paulo Câmara em sua vinda ao nosso município. Essa ação da nossa Prefeitura garantirá mais segurança aos moradores, inclusive em dias de chuva. Outro avanço serão as áreas de acessibilidade, assegurando o amplo direito de ir e vir.

Também nesta terça-feira (16), Fernando Buonora Engenheiro Civil- SEDUH-PE esteve no município visitando as ruas que receberão essa ação do Governo do Estado. O Prefeito Júnior de Rivaldo comemorou o início das obras e também agradeceu ao Governador por mais essa ação que vai beneficiar e melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cohab Nova.

Diretoria de Comunicação de Saloá


Nesta segunda-feira (15), foi comemorado o Dia da Gestante, data alusiva a uma das fases mais importantes na vida das mulheres. Nesse período, elas passam por mudanças físicas, psicológicas, conjugais, familiares e profissionais. E para comemorar a data, a Prefeitura de Saloá, por meio do Projeto Gerando Vidas realizou um evento especial voltado a esse público.

O evento aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) e a programação contou com palestras, pinturas, fotos, distribuição de brindes e um belíssimo café da manhã. Além da distribuição do enxoval completo para as que já estão em dias para o parto.

A Enfermeira Jaisa Areias falou sobre a importância do ambiente familiar no processo de gestação e período do aleitamento materno. Além disso, as gestantes participaram de dinâmicas sobre mitos e verdades da amamentação com demonstrações em próteses mamárias, bonecos e outros objetos.

O Projeto Gerando Vidas é uma parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social além do Programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco.

Diretoria de Comunicação de Saloá


Nesta terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá realizou o encerramento do projeto SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ, o evento aconteceu na Academia da Saúde e teve início às 08h e durou até o final da tarde.

Em parceria com o Caminhão Amigo do Peito foram realizados mais de 100 exames de mamografia. “A meta é avançar com uma ação que representa vida, tem caráter preventivo. Que possamos realizar ações como esta por todo o ano. É serviço de extrema importância, pois evita que as saloaenses tenham de se deslocar para outros centros”, destacou o Secretário de Saúde Paulo Cabral.

Além das mamografias, foram oferecidos também os serviços de Citologia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e SWAB para Covid-19, Vacinação contra Covid-19 e Influenza, aferição da Pressão Arterial, Glicose, atualização de caderneta de vacinação infantil e encerrou com uma Palestra sobre a importância da realização da Mamografia e Citologia na detecção precoce do câncer de mama e colo de útero.

Diretoria de Comunicação de Saloá



Brasao