A Prefeitura Municipal de Saloá estabelece retomada das atividades econômicas, e novas restrições de horários seguindo o Plano de Convivência do Governo de Pernambuco a partir desta segunda (14).

Confira o Decreto:

Art. 1º Ficam permitidas a retomada das atividades econômicas no âmbito do Município de Saloá, em horário que nunca ultrapasse 10 (dez) horas ininterruptas, a partir de 14 de junho de 2021, obedecendo-se os protocolos específicos, especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação máxima de 30% (trinta por cento), de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sociais de forma presencial, e especificamente as seguintes atividades:

I – Comércio em geral, escritórios comerciais e de prestação de serviços, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, e feiras de negócios:

  1. a) o funcionamento diário das atividades deve corresponder, no máximo, a 10 (dez) horas contínuas nos dias de semana e 8 (oito) horas contínuas nos finais de semana e feriados;
  2. b) a abertura dos estabelecimentos não deve ocorrer antes das 5h nos dias de semana e das 6h nos finais de semana e feriados; e
  3. c) o encerramento das atividades deve ocorrer até as 18h, diariamente;

 

II – academias e demais estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas, das 5h às 18h diariamente;

III – restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares, mantendo-se a proibição da utilização de som e, só podem funcionar:

  1. a) das 08h às 18h de segunda-feira a sexta-feira; e
  2. b) das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

 

II – Ficam permitidas as aulas e atividades presenciais nas escolas estaduais e privadas, das 6h às 18h de segunda-feira a sexta-feira e das 9h às 17h ou das 10h às 18h nos finais de semana, respeitando-se os protocolos sanitários específicos, especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação

III – As igrejas, templos e demais locais durante a semana até as 20:00, e nos finais de semana até as 18:00.

 

Art. 2º O funcionamento das feiras livres no município de Saloá estão restritas aos feirantes do município, devendo obedecer aos protocolos sanitários especialmente o distanciamento evitando aglomerações. Conforme horário disciplinado neste ato, observando-se o seguinte:

I – o funcionamento diário das atividades deve corresponder, no máximo, a 10 (dez) horas contínuas;

II – a abertura dos estabelecimentos não deve ocorrer antes das 5h e o encerramento das atividades deve ocorrer até as 18h, com exceção do funcionamento das feiras-livres nas terças-feiras que poderá ocorrer até às 20h.

 

Art. 3º –  Os estabelecimentos devem operar em conformidade com as regras de uso obrigatório de máscaras, de higiene, distanciamento mínimo entre as pessoas, inclusive em filas de atendimento internas e externas, devidamente sinalizadas, e observar demais exigências estabelecidas em normas complementares e nos protocolos de funcionamento editados pela Secretaria de Saúde em vigor, conforme descritos abaixo:

 

  1. a) Os estabelecimentos abaixo poderão funcionar das 05:00h às 20:00h de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana e feriados:

 

1 – Padarias;

2 – Postos de combustíveis;

 

  1. b) Exceto as seguintes atividades que podem estabelecer horários distintos:

 

I – Serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário de Saúde.

II – Farmácias.

 

Art. 4º Permanecem proibidas de serem retomadas as seguintes atividades:

I – Competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer;

II – Clubes, parques de diversão, temáticos e similares;

III – Eventos corporativos, culturais, eventos sociais e vaquejadas;

 

Art. 5º – Permanecem suspensas as aulas presenciais em toda rede municipal de ensino, até ulterior deliberação;

Art. 6º – Ficam proibidas no âmbito deste Município qualquer acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifício, em locais públicos ou privados, em todo o território municipal;

Art. 7º. Fica suspensos a comercialização de qualquer tipo de fogos de artifícios em todo o território municipal.

Art. 8º Permanece vedada no Município a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, independentemente do número de participantes.

Art. 9º Permanece obrigatório, em todo território do Município de Saloá, o uso de máscaras pelas pessoas, nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e vans.

Confira o Decreto na íntegra:

DECRETO 032.2021 – ABERTURA DO COMERCIO

 

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá


A Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta segunda feira (31) o pagamento da terceira parcela do Auxílio Emergencial Municipal a dezenas de famílias saloaenses.

O pagamento foi realizado na sede da Secretaria de Assistência Social, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, uso de máscara, higienização e o distanciamento social foram indispensáveis.

Essa ação pioneira em todo Agreste de Pernambuco vem beneficiando muitas famílias em situação de vulnerabilidade do nosso município. Já foram pagas a essas famílias 3 parcelas no valor de R$ 200,00, o que vem possibilitando uma melhoria na qualidade de vida das mesmas.

 

Vamos juntos combater o Coronavírus!

Assessoria de Comunicação de Saloá


No município de Saloá a vacinação contra a covid-19 avançou e nesta segunda feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá iniciou a imunização dos profissionais da educação, CRAS, CREAS e guardas municipais que estão em atividade.

A vacinação aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) seguindo todos os protocolos e com horários agendados para cada grupo. “A vacina é a esperança que chega à população. O avanço na imunização é fundamental para que possamos voltar as nossas atividades normais.”, explica o prefeito Júnior de Rivaldo.

A pasta informa que mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

Vamos juntos combater o Coronavírus!

 

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)


Com a chegada de mais doses da vacina Pfizer nesta quinta feira (27), a Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a vacinação das gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias). A vacinação aconteceu na Academia de Saúde do município, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde segue as orientações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, onde todas as gestantes e puérperas estão sendo vacinadas com a Pfizer. O município já imunizou aproximadamente 80 mulheres deste grupo.

Por se tratar de uma vacina conservada em baixa temperatura, requer uma estratégia específica e celeridade na aplicação. “Os frascos podem ser guardados por até 14 dias, mas após a retirada do congelador deve ser armazenada apenas por cinco dias. Por isso, a Prefeitura optou por um esquema mais intenso que permite a dispensação de forma ágil e segura, vacinando em apenas um dia após a chegada das doses ao município”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Cabral.

 

Vamos juntos combater o Coronavírus!

 

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)


Para atender as novas determinações do Governo do Estado, a prefeitura municipal de Saloá visando combater o Coronavírus, emite novo Decreto de Nº 027/2021, que estabelece restrições das atividades econômicas e restrições de horários de funcionamento em todo o município a partir de 26 de maio a 06 de junho de 2021.

Os serviços essenciais citados abaixo poderão funcionar da seguinte forma: Das 08h às 18h de segunda a sexta e fechados nos fins de semana e feriados, exceto Padaria e Postos de combustíveis que poderão funcionar das 05h às 20h de segunda a sexta, fins de semana e feriados. Supermercados e farmácias veterinárias poderão funcionar das 08h às 18h de segunda a sexta, fins de semana e feriados. Já às Farmácias podem estabelecer horários distintos.

  • Serviços públicos municipais, estaduais e federais;
  • Farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
  • Postos de combustível;
  • Serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde;
  • Serviços de abastecimento de água, gás, e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
  • Serviços funerários;
  • Serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
  • Serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição;
  • Oficinas de manutenção e conserto de máquinas, equipamentos, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
  • Restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio, em ponto de coleta, na modalidade drive thru, e para atendimento presencial exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;
  • Serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim;
  • Serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos ou privados;
  • Imprensa;
  • Serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • Transporte coletivo de passageiros;
  • Supermercados, padarias, mercados e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;
  • Atividades de construção civil;
  • Serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto;
  • Lojas de materiais e equipamentos de informática;
  • Lojas de defensivos e insumos agrícolas;
  • Casas de ração animal e petshops;
  • Bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas;
  • Oficinas e assistências técnicas em geral;
  • Lojas de material de construção e prevenção de incêndio;
  • Lojas de produtos de higiene e limpeza;
  • Depósito de gás e demais combustíveis;
  • Prestação de serviços de advocacia urgentes, que exijam atividades presenciais;
  • Estabelecimentos de aviamentos e tecidos, exclusivamente para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), relacionados ao enfretamento do coronavírus;
  • Restaurantes, lanchonetes e similar, bem como em unidades hospitalares e de atendimento à saúde em terminal rodoviário*;
  • Estabelecimentos voltados ao comércio atacadista;
  • Atividades de engenharia, arquitetura e urbanismo para situações urgentes e de apoio à construção civil;
  • Estabelecimentos públicos e privados de ensino, para preparação, gravação e transmissão de aulas pela internet ou por TV aberta;
  • Óticas.

 

Veja o que não pode funcionar em Saloá de 26 de maio a 06 de junho:

  • Aulas presenciais nas escolas públicas e privadas;
  • Escritórios comerciais e de prestação de serviços;
  • Clubes sociais, esportivos e parques aquáticos;
  • Competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer;
  • Comércio em geral, com exceção das atividades descritas no Anexo I;
  • Ciclofaixas destinadas a atividades de lazer ou recreativas;
  • Salões de Beleza, barbearias, cabeleireiros e similares;
  • Bares e restaurantes e similares, com exceção de entrega por Delivery;
  • Academias e similares no âmbito do Município de Saloá;
  • Realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos, e demais locais de culto;
  • Realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados*.

 

E a melhor forma de combater o coronavírus é usando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social e o principal: Ficando em Casa!

Confira o Decreto Municipal na íntegra: Decreto 027/2021- Covid-19

Faça sua parte e vamos juntos combater o Coronavírus!


Os agricultores e produtores da zona rural de Saloá estão recebendo apoio do governo municipal, através do Programa de Aração de Terras, para o preparo de solo para as plantações.

Com o início do período chuvoso, os agricultores começam a mexer na terra para iniciar a plantação, assim, a aração será fundamental para aumentar a produtividade por área, tornando a safra mais lucrativa.

Dando suporte as famílias do campo, o programa disponibiliza tratores gratuitamente como forma de incentivo a agricultura familiar do Município. Os tratores disponibilizados já atenderam os sítios: Caldeirão, Pindoba, Exú, Santo Antônio, Meladinho, Santa Tereza, Camaratuba, Maciel, Boa Vista, Manoel Ferreira, Morros e várias outras comunidades do município.

Os agricultores ao verem suas terras em processo de aração não hesitaram a alegria, satisfação e gratidão ao governo municipal pelo apoio e suporte a eles disponibilizados.

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)


A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na última quarta feira (19) a Blitz Educativa em alusão ao Dia Nacional de Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Blitz foi realizada na Praça São Vicente e contou com a presença da Coordenadoria da Mulher, Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Conselho Tutelar.

Através de adesivação de carros e motos, entrega de folders e outros materiais informativos sobre a campanha e instruções socioeducativas de como denunciar casos de abuso ou exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

 

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá


Em parceria com a Agência Besouro, com o Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE e com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Prefeitura de Saloá apresenta o Programa Juventude Empreendedora.

O Programa que já passou por mais de 20 países, foi criado para capacitar jovens de 17 a 29, que terão a oportunidade de participar de um curso, onde irão aprender a abrir e gerir seu próprio negócio ou melhorar o que já tem. E o melhor, tudo isso e de forma gratuita.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.juventudeempreendedora.com

As aulas serão realizadas de forma virtual, entre os dias 24 e 28 de maio, das 19 as 22 horas .

Outros cursos serão divulgados em breve! Devido à pandemia do COVID-19, a inciativa se adaptou ao ensino remoto.

Juntos Construindo o Futuro!


A Prefeitura de Saloá, seguindo orientações do Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (18), novas medidas para ajudar na disseminação do novo Coronavírus no município. As determinações são oficializadas por meio do Decreto Municipal nº 026/2021 que estabelece restrições de funcionamento de estabelecimentos públicos e privados no período de 18 de maio a 31 de maio de 2021, e dá outras providências.

E para ajudar no combate a Covid-19 o Governo Municipal decreta:

Art. 1º Os estabelecimentos comerciais, de serviços e similares abertos ao público em geral, no âmbito do Município de Saloá, deverão disponibilizar máscaras e álcool em gel 70% ou produto similar para a higienização das mãos dos funcionários, colaboradores, frequentadores ou consumidores.

Art. 2º No período compreendido entre 18 e 31 de maio de 2021, está vedado o exercício de atividades econômicas e sociais:

I – de segunda-feira a sexta-feira, das 18h até as 5h do dia seguinte;

II – aos sábados, domingos e feriados, em qualquer horário.

 

  •  Ficam proibidos as seguintes atividades econômicas e sociais:
  1. Bares e Restaurantes e similares, com exceção de entrega por Delivery;
  2. Academias e similares no âmbito do Município de Saloá;
  3. Realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos e demais locais de culto;
  • As restrições previstas no caput não se aplicam às atividades indicadas no Anexo II.
  • Igrejas, templos e demais locais de culto devem observar os horários e restrições previstos no caput, estando abertas, nos finais de semana, para a realização de serviços sociais e celebrações religiosas apenas de forma virtual, sem público.
  • Permanece vedada no Território do Município de Saloá a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, independentemente do número de participantes.
  • Os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, em qualquer horário, podem realizar entrega a domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive thru, com exceção dos estabelecimentos da Praça São Vicente e Agamenon Magalhães, os quais continuam proibidos de funcionar a partir das 18:00 horas, sendo-lhes vedado também o funcionamento por drive-thru e de coleta.
  • Vedadas as realizações de eventos culturais e esportivos tais como; cavalhadas, cavalgadas, vaquejadas, exposições de animais, torneios de futebol, competições de motocross e outros eventos coletivos que não autorizados por este decreto.
  • Permanece vedado em todo o Município de Saloá o funcionamento dos estabelecimentos e a prática das atividades seguintes:

I – parques de diversão, temáticos e similares;

Art. 3º As atividades das Feiras-livres estão restritas aos feirantes do município, ficando vedadas aos sábados, domingos e feriados, podendo funcionar de segunda-feira a sexta-feira, conforme horário disciplinado neste ato, observando-se o seguinte:

I – o funcionamento diário das atividades deve corresponder, no máximo, a 10 (dez) horas contínuas;

II – a abertura dos estabelecimentos não deve ocorrer antes das 5h e o encerramento das atividades deve ocorrer até as 18h, com exceção do funcionamento das feiras-livres nas terças-feiras que poderá ocorrer até às 20h.

 

Art. 4º Os estabelecimentos públicos e privados autorizados a funcionar devem operar em conformidade com as regras de uso obrigatório de máscaras, de higiene, de quantidade máxima e de distanciamento mínimo entre as pessoas, inclusive em filas de atendimento internas e externas, devidamente sinalizadas, e observar demais exigências estabelecidas em normas complementares e nos protocolos de funcionamento editados pela Secretaria de Saúde em vigor.

Art. 5º O Secretário Municipal de Saúde poderá editar isoladamente ou em conjunto com outros Secretários normas complementares específicas, necessárias ao implemento das medidas estabelecidas neste Decreto.

Parágrafo único. As normas complementares e protocolos sanitários setoriais referidos no caput, já em vigor ou editados posteriormente, disciplinarão os limites da capacidade de ocupação dos estabelecimentos autorizados a funcionar e poderão estabelecer medidas adicionais adequadas ao cumprimento deste Decreto, inclusive para suprir lacunas e alterar os horários de funcionamento previstos para as atividades sociais e econômicas.

Art. 6º – Continuam suspensas a retomada das aulas e atividades presenciais nas escolas públicas e privadas no âmbito do Município de Saloá.

Art. 7º  – Fica permitido o atendimento ao público e funcionamento regular das atividades econômicas, sem aglomeração, respeitando-se os seguintes horários:

  1. a) das 08:00h às 18:00h de segunda-feira a sexta-feira, com no máximo 30% (trinta por cento) da capacidade:
  2. comércio em geral;
  3. escritórios comerciais e de prestação de serviços; e
  4. salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares;
  5. b) das 05:00h às 20:00h de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana e feriados:

1 – Padarias;

2 – Postos de combustíveis;

  1. c) das 08:00h às 18:00h aos sábados, domingos e feriados:

1 – Farmácias, supermercados e farmácias veterinárias.

 

  • – Exceto as seguintes atividades que podem estabelecer horários distintos:

I – serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário de Saúde;

Art. 8º O descumprimento do disposto neste Decreto poderá acarretar responsabilização dos infratores, além de interdição, nos termos da legislação existente

Art. 9º Permanecem em vigor as restrições relacionadas a horários e locais constantes em decretos anteriores.

Art. 10 – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrários.

Confira o Decreto Completo

Decreto 026.2021- RESTRIÇOES – COVID

Juntos Construindo o Futuro!

 

Assessoria de Comunicação de Saloá (Foto: Igor Fellipe Gomes)


 

A Prefeitura Municipal de Saloá, através do Comitê Municipal de Enfretamento ao Coronavírus informa a toda à população que após reunião realizada nesta terça feira (11) foi definido que permanecem em vigor, as medidas adotadas no Decreto Nº 022/2021 do Governo Municipal.

Confira o decreto:

Visando a diminuição dos casos e a disseminação do coronavírus o Governo Municipal Decreta que:

Ficam proibidas as seguintes atividades econômicas e sociais:

  • Bares, Restaurantes e Similares, com exceção de entrega por delivery;
  • Academias e Similares no âmbito do Município de Saloá;
  • Realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos e demais locais de culto.

Fica permitido o atendimento ao público e funcionamento regular das atividades econômicas, sem aglomeração e respeitando-se os seguintes horários e das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nos finais de semana e feriados, com no máximo 30% da capacidade.

  • Comércio em geral;
  • Escritórios comerciais e de prestação de serviços;
  • Salão de Beleza, barbearias, cabeleireiros e similares.

Os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, em qualquer horário podem
realizar entrega em domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive-thru, com exceção os estabelecimentos da Praça São Vicente e Praça Agamenon Magalhães, sendo-lhes vedado também o funcionamento por drive-thru e de coleta.

Continuam suspensas a retomada das aulas e atividades presenciais nas escolas públicas e privadas no âmbito do município de Saloá; As atividades econômicas e sociais que não tenham sido expressamente disciplinado neste Decreto, deverão observar e cumprir os horários de funcionamento: das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nos finais de semana e feriados.

Permanece vedado em todo município de Saloá o funcionamento dos estabelecimentos e práticas das atividades seguintes: Clube sociais, esportivos e agremiações; parque de diversão, temáticos e similares; competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer.

Permanece vedada no território do município de Saloá a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos se qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados. Inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurante, independentemente do número de participantes.

Permanece obrigatório, em todo território do Município de Saloá, o uso de máscaras pelas pessoas, nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e vans.

Os órgãos públicos, os estabelecimentos privados e os condutores e operadores de veículos ficam obrigados a exigir o uso de máscaras pelos seus servidores, empregados, colaboradores, consumidores, usuários e passageiros.

Os órgãos públicos e os estabelecimentos privados devem fornecer as máscaras, a seus servidores, funcionários e colaboradores;

Multa de R$ 200,00 (duzentos reais) em caso de descumprimento na não observância do uso de máscaras pelo estabelecimentos privados;

Art. 8º. O descumprimento do disposto neste Decreto poderá acarretar responsabilização dos infratores, além de interdição, nos termos da legislação existente.

Art. 9. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito, Saloá, 27 de Abril de 2021.

 

Juntos Construindo o Futuro!

Assessoria de Comunicação de Saloá (texto e fotos: Igor Fellipe Gomes)



Brasao