A Prefeitura de Saloá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o curso de Tratorista Rural para jovens e agricultores do município. A capacitação foi viabilizada através da parceria entre o SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura Municipal.

O treinamento foi totalmente gratuito, com o objetivo de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário. O Curso teve duração de 80 horas e profissionalizou 11 saloaenses.

No decorrer do curso teórico e prático, os alunos receberam informações sobre os componentes básicos dos tratores agrícolas; tipos e qualificações dos lubrificantes; alimentação de ar e combustível; sistema de transmissão; hidráulico e direção, dentre outros temas que abordam os cuidados necessários quanto à manutenção, conservação da máquina agrícola e segurança no trabalho.

A Administração Municipal acredita que a capacitação contribui para valorizar a agricultura, base econômica do município, além de valorizar os jovens, incentivando-os a permanecerem no meio rural. Outro lado positivo é que a qualificação irá formar profissionais. Além disso, o certificado do SENAR poderá ser um diferencial se o cursando resolver participar de processos seletivos para a profissão dentro e fora do município.